Disciplinas
ESTRUTURA CURRICULAR DO MESTRADO E DO DOUTORADO
Disciplinas obrigatórias | Nível | Créditos | Ementa |
Bioestatística I | M/D | 2 | Estudo dos métodos quantitativos em pesquisas na área da saúde. |
Bioestatística II | D | 2 | Conhecimentos básicos de métodos avançados de bioestatística. Amostragem em estudos epidemiológicos e experimentais. Análises de concordância intra-e inter-examinadores. Definições e aplicações de análises de regressão uni e multivariadas. Definição e aplicação da análise de sobrevida e de medidas de acurácia e precisão. |
Educação no ensino superior | M/D | 2 | Componentes básicos do processo educativo. O ensino superior no Brasil. Bases teóricas do processo ensino-aprendizagem. Metodologias problematizadoras. Planejamento educacional e escolar. Tipos de inteligência. |
Integridade acadêmica | M/D | 2 | Ética e integridade acadêmica, más condutas acadêmicas, ética em pesquisa humana e animal. |
Metodologia científica | M/D | 2 | Pós-graduação no Brasil. Ciência e pesquisa científica: conceitos e métodos; Ferramentas digitais de busca, organização e citação de trabalhos científicos; Planejamento da pesquisa: o projeto; Tipos de estudos em saúde: estudos quantitativos, estudos qualitativos, estudos de revisão; Redação de trabalhos científicos: dissertação/tese e artigo. |
Seminários de projetos de pesquisa I | M | 2 | Análise crítica sobre elaboração do projeto e desenvolvimento da pesquisa odontológica do ponto de vista da originalidade (inovação), relevância (justificativa e pergunta do estudo), método, resultados esperados e ética. Projeto de pesquisa na prática (elaboração, formatação e escrita científica). |
Seminários de projetos de pesquisa II | D | 2 | Reflexão crítica sobre elaboração e desenvolvimento da pesquisa odontológica do ponto de vista da originalidade, relevância, método e ética. Agências financiadoras de projetos. Processos de submissão de projetos a agências de fomentos. Análise crítica com missão de parecer científico sobre projetos de pesquisa |
Disciplinas optativas | Nível | Créditos | Ementa |
Bioestatística aplicada | M/D | 2 |
Organização de banco de dados, estatística descritiva e fundamentos básicos da análise inferencial utilizando software estatístico. |
Estágio clínico | M/D | 2 | Integração entre áreas (especialidades)odontológicas. Interdisciplinaridade clínica e científica. Planejamento e Tratamentos em Odontologia. |
Biologia oral | M/D | 2 | |
Pesquisa epidemiológica em saúde bucal | M/D | 2 | Conhecimento sobre conceitos gerais de epidemiologia. Características e aplicações dos desenhos de estudos epidemiológicos observacionais e experimentais. |
Oratória e sala de aula | M/D | 2 | Formas de apresentação ode alunos e professores. Gestão da sala de aula. Mídia-educação. Como o cérebro aprende. Estratégias de ensino-aprendizagem. Comunicação verbal e não verbal. Como aprender e ensinar competências. |
Redigindo um artigo científico | M/D | 2 | Compreensão do processo sequencial de redação e submissão de um artigo científico. Identificação da ideia central da pesquisa e da essência dos resultados. Considerações sobre materiais e métodos, resultados, discussão, introdução e resumo. Reflexão sobre o processo de revisão (peer review) de um artigo científico. Compreensão do processo de elaboração das respostas e justificativas ao editor. |
Análise crítica de artigos científicos | M/D | 2 | Estudo crítico sobre evidência científica de temas vinculados à área da saúde. A disciplina é alicerçada nos conteúdos sobre Metodologia Científica, Bioestatística, Epidemiologia e Redação Científica. Os alunos serão desafiados a analisar criticamente os componentes e conteúdo de artigos publicados. Nesta primeira versão, ênfase será dada ao conteúdo teórico. |
Seminários avançados em clínica odontológica | M/D | 2 | Compreensão da sequência do conteúdo de artigos científicos publicados. Identificação dos principais componentes do artigo, incluindo o título, autoria, resumo, introdução, material e métodos, resultados, discussão, conclusão e referências. Identificação do desenho do estudo e abordagem bioestatística. Concepção do processo de análise crítica do conteúdo de artigos publicados. Considerações sobre os tipos de erros aleatórios e sistemáticos na pesquisa científica. Reflexão sobre a validade das conclusões apresentadas. Discussão e estudo de artigos científicos publicados. |
Seminários avançados em diagnóstico por imagem | M/D | 2 | Exame do paciente, princípios do diagnóstico, anatomia radiográfica, estudo dos princípios de formação da imagem digital, imagens tomográficas, microtomografia, exames de ultrassom e medicina nuclear. Estudo da anatomia seccional, lesões ósseas mais prevalentes (cistos, tumores e outras). |
Tópicos em métodos e técnicas de pesquisa: | |||
Biomateriais | M/D | 2 | Síntese e caracterização de biomateriais. Nanotecnologia aplicada a biomateriais. Testes biológicos de biomateriais. Desfechos clínicos relacionados à pesquisa em biomateriais. |
Comunicação Científica | M/D | 2 | A comunicação científica. Canais de comunicação científica. Letramento informacional. Letramento em saúde e a comunicação científica. Comunicação científica na odontologia. |
Fundamentos de revisão sistemática | M/D | 2 | Compreensão sobre o que é a prática baseada em evidência; conceito e tipos de revisão sistemática com a contextualização na prática baseada em evidência; aspectos que compõem o delineamento da revisão sistemática; o uso das bases de dados; indicação e interpretação da metanálise; cadastro de uma proposta de revisão sistemática em registros internacionais. |
Métodos experimentais biomecânicos | M/D | 2 | Estudo das forças que atuam sobre estruturas biológicas e os efeitos produzidos. Biomecânica. Estudo das propriedades físicas, químicas e mecânicas dos materiais odontológicos. Estudo de ensaios e métodos experimentais biomecânicos destrutivos e não-destrutivos. Testes de adesão integração. |
Métodos de pesquisa em Odontologia | M/D | 2 | Nesta disciplina o aluno aprenderá os princípios básicos que norteiam a pesquisa laboratorial, em especial as técnicas de imunoistoquímica e ELISA, biologia molecular, pesquisa laboratorial in vitro (cultura de células), pesquisa com modelos animais, pesquisa clínica, pesquisa com métodos de diagnóstico, pesquisa qualitativa e pesquisa com questionários. |
Recursos de imagem aplicados à pesquisa científica | M/D | 2 | Apresentação dos recursos de imagem: radiografia digital, tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassonografia e medicina nuclear bem como suas ferramentas, como por exemplo, software de manipulação de imagem. Exposição das possibilidades de pesquisa científica de forma interdisciplinar e multidisciplinar envolvendo a área de radiologia. Discussão e estudo de artigos científicos sobre o assunto. |
Responsabilidade em pesquisa | M/D | 2 | Formas de financiamento para pesquisa. Autoria em trabalhos científicos e o papel do orientador. Armazenamento e manejo de dados científicos. Colaboração entre grupos de pesquisa nacionais e internacionais. Revisão por pares em revistas científicas de impacto. Divulgação dos dados científicos à comunidade. Conflitos de interesse e conduta inadequada em pesquisa. Defesa da qualidade. |
Revisão sistemática aplicada | M/D | 2 | Revisão da construção da estratégia de busca; utilização de ferramenta para o gerenciamento de referências da literatura; considerações sobre as etapas de seleção dos estudos, avaliação da qualidade dos mesmos, extração dos dados e síntese dos resultados; compreensão da indicação da metanálise e interpretação dos seus resultados; compreensão e interpretação do processo de avaliação da qualidade da evidência gerada pela revisão sistemática. |
Tópicos em clínica odontológica: | |||
Odontopediatria | M/D | 2 | Estudo crítico sobre evidências científicas de temas da clínica odontológica aplicadas à odontopediatria. |
Seminários de pesquisa em odontologia | M/D | 2 | Análise crítica de seminários de literatura de temas vinculados à área da saúde. O alicerce da disciplina será o conteúdo sobre metodologia científica, bioestatística e epidemiologia. Os alunos serão desafiados a analisar criticamente artigos publicados e gerar com bons argumentos de questões metodológicas dos manuscritos em fase de elaboração. Nesta segunda versão, ênfase será dada à aplicação dos conceitos em seminários de literatura. |
*M=Mestrado; D=Doutorado.