Weby shortcut
CAPES 5
Facebook
Instagram
Flickr
English
Espanish

Dicas que fazem a diferença

Atualizado em 08/10/17 23:04.

  Pense fora da caixinha

           Aqui você encontrará material que deve ajudar o desenvolvimento de uma carreira científica. São textos escritos por pessoas que já passaram pelos vários problemas comuns a todos alunos na pós-graduação. Eles oferecem dicas de como solucionar estes problemas. Algumas são óbvias, outras nem tanto. Alguns podem até denomina-las, pejorativamente, de "auto-ajuda". Não se preocupe com o rótulo. Reflita um pouco sobre as dicas, mesmo aquelas que num primeiro momento sejam óbvias. Talvez não sejam...


 Sites, Blogs e Revistas

Some Modest Advice for Graduate Students, Stephen C. Stearns.
Clique aqui: Stearns Lab, Yale University

Sobrevivendo na ciência, Marco Mello.
Clique aqui: https://marcoarmello.wordpress.com/

What makes a good PhD student?.
Nature, vol 441 pg 252.
Clique Aqui: Nature 441, 2006

On the Process of Becoming a Great Scientist, Morgan C. Giddings.
Revista PLoS Computational Biology, vol 4.
Clique Aqui: PLoS, 2008

Following the law, A guide for the perplexed graduate student doing research, Irving P. Herman.
Nature, vol 445 pg 228.
Clique Aqui: Nature 445, 2007

(Modest) Advice for graduate students, John H. Lawton.
Clique Aqui: Oikos, 1992

Ten Simple Rules for Aspiring Scientists in a Low-Income Country, Edgardo Moreno e José Maria Gutiérrez.
Revista PLoS Computational Biology, vol 4.
Clique Aqui: PLoS, 2008

Publish like a pro, Kendall Powell.
Nature, vol 467 pg 873-875
Clique Aqui: Nature 467, 2010

Why publish?, Fabio R. Scarano.
Revista Brasileira de Botânica, vol 31 n 1 pg 189-194.
Clique Aqui: Rev. Brasil. Bot., 2008


Ferramentas Anti-Plágio

Portal da Escrita Científica USP São Carlos
  http://www.escritacientifica.sc.usp.br/anti-plagio/#tabs-380-0-0

AntiPlagiarist - ACNP Software
Compara múltiplos documentos rapidamente, procurando por trechos de textos que foram copiados e colados. Os fragmentos suspeitos são relatados em um formato de fácil compreensão, contendo os trechos suspeitos, número de linha e coluna onde se encontram em seus respectivos documentos e o número de caracteres contidos em cada um.
http://www.anticutandpaste.com/download

CopySpider
Software brasileiro, criado por Clever Marcos Teixeira. O CopySpider é software anti-plágio (detector de plágio) freeware, de interface simples e intuitiva, com alto desempenho computacional para testar documentos sob o crivo de existência de cópias indevidas de outros documentos disponíveis na internet. Ele pode ser configurado para o Inglês ou Português (Brasil). Também é possível escolher um nível de rigor para a busca na internet (rápida, normal ou detalhada). Sugere-se a análise de possível existência de plágio para documentos com semelhança acima de 3%. O programa aceita como entrada os arquivos nos formatos DOC, PDF, TXT, HTML, RTF, DOCX, PPT, PPTX, XLS e XLSX.
http://www.copyspider.com.br

eTBLAST
Identifica a duplicação de palavras-chave e compara a proximidade e o encadeamento de palavras, entre outras variáveis. Oferece um método eficiente e rápido para conduzir buscas na literatura científica e permite aos editores de revistas identificar a prática de ocorrências questionáveis de publicação. A ferramenta também é útil para pesquisadores que desejam verificar se e quando o tema do projeto em questão que estão trabalhando foi objeto de publicações anteriores, não apenas para ampliar o conhecimento, mas também para identificar possíveis colaboradores.
http://etest.vbi.vt.edu/etblast3/

Plagiarisma Online 
Detector de plágio que pode ser utilizado online, sem precisar ser instalado no computador. São suportados mais de 190 idiomas, inclusive o português. Basta incluir um pequeno trecho de texto para iniciar a pesquisa. A pesquisa é rápida e em alguns segundos é emitido um relatório com todas as páginas que contém o texto plagiado. O resultado também inclui resultados semelhantes, que podem não ser, necessariamente, plágio, mas são bastante “parecidos”, ou seja, suspeitos. Ao final, tem-se um sumário com a quantidade de palavras, sentenças e um percentual de originalidade, que mede a chance do texto ter sido plagiado.

http://plagiarisma.net

Plagium - Online
Site gratuito que rastreia a internet para identificar se alguém plagiou seu material: você pode informar um trecho do texto ou um endereço (URL) para análise. A análise não é feita em arquivos, mas em fragmentos inseridos em uma caixa de textos. O resultado sai na hora, inclusive com uma linha do tempo, para saber quando cada site publicou algo seu.

http://www.plagium.com

Grammarly
Excelente site pago ($139.95 por ano) que revisa o inglês-inglês com orientações detalhadas e "aula" de gramática durante a revisão do inglês. Há 7 dias grátis para teste. Ferramenta anti-plágio incluída.
http://www.ed.grammarly.com


 imgpodcast Podcast
[
o podcast é uma mídia de transmissão de informações, O podcast é como um programa de rádio, porém sua diferença e vantagem primordial é o conteúdo sob demanda. Você pode ouvir o que quiser, na hora que bem entender. Basta acessar e clicar no play ou baixar o episódio.]

Lucas Camargos (@lmcamargos), Bárbara Paes (@moleculoide), Gabi Sobral (@darkgabi), André Thieme (@andrelt) e Daniela Ariño batem um papo brabo e bem necessário sobre o ambiente acadêmico e sua influência na nossa saúde mental.
Clique aqui: Dragões de Garagem Podcast n.108 Saúde Mental no Ambiente Acadêmico

 

Listar Todas Voltar