PEC-PG2017

Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG)

Este programa é fruto de parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) por intermédio da Divisão de Temas Educacionais (DCE) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Concessão de bolsas de doutorado pleno, em IES brasileiras, a professores universitários, pesquisadores, profissionais e graduados do ensino superior dos países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém Acordo de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia visando o aumento de qualificação necessária para que o estudante possa contribuir para o desenvolvimento de seu país.

MAIORES INFORMAÇÕES CLIQUE AQUI: CAPES PEC-PG

Modalidades de bolsas e benefícios

Modalidades:

• Doutorado Pleno no Brasil

Benefícios:

• Mensallidade
  • Passagem Brasil – exterior (financiada pelo MRE)

Duração: 48 meses

Inscrição

• As inscrições são gratuitas e feitas diretamente na página do programa por meio do preenchimento de questionário de inscrição e envio de documentos, conforme descrito em edital.
  • Após o envio, cada proponente receberá, imediatamente, no endereço eletrônico informado no formulário, a confirmação de recebimento da inscrição.
  • A inscrição do candidato implica o conhecimento e aceitação das regras e condições estabelecidas em cada Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.
  • É vedado o acúmulo de bolsa destinada à mesma finalidade, quando concedida por agência de fomento brasileira. Estudantes/pesquisadores que já usufruíram de bolsa de qualquer dessas agências não poderão ser contemplados novamente, na mesma modalidade, mesmo após o cumprimento do interstício exigido, exceto para bolsas de pesquisa pós-doutoral.
Atividade Data
Data para submissão das inscrições Até 15 de Setembro do ano corrente
Divulgação do resultado preliminar na página da CAPES Até 15 de Novembro do ano corrente
Início das atividades acadêmicas A partir de Fevereiro do ano seguinte ao lançamento do edital