
Livro, em inglês, do Prof. Dr. Carlos Estrela é elogiado em dois grandes periódicos do mundo
Além da revisão e descrição detalhada pelo International Endodontic Science (descrita abaixo), o livro do Prof. Carlos Estrela também foi ovacionado pelo Brithish Dental Journal, um dos maiores periódicos de Odontologia do Mundo, que possui alto fator de impacto. Para ler na integra o texto, clique em http://www.nature.com/bdj/journal/v208/n5/pdf/sj.bdj.2010.248.pdf
O livro Endodontic Science, de autoria do Prof. Dr. Carlos Estrela (UFG, FO, Endodontia) foi extensamente elogiado na edição atual do periódico International Endodontic Science (IES). Traduzido para o inglês, a partir da edição portuguesa, o livro foi submetido a revisão científica criteriosa que é apreciada pelo revisor da IES. Este periódico possui atualmente fator de impacto 2,465 (um dos maiores na odontologia), e congrega associações científicas de Endodontia de todo o mundo, como a Sociedade Européia de Endodontia. A Coordenadoria de Pesquisa da Faculdade de Odontologia parabeniza o Prof. Carlos Estrela e colaboradores pelo excelente trabalho.
Leia abaixo a tradução do texto publicado no International Endodontic Science, ou acesse o texto original pelo link: http://www3.interscience.wiley.com/cgi-bin/fulltext/123276085/PDFSTART
"Esta é uma extensa e belamente apresentada obra em dois volumes de um livro didático, em sua segunda edição, tradução do texto original de Carlos Estrela. Em virtude do seu rigor e atenção aos detalhes científicos há muito a ser apreciado por todos os cirurgiões-dentistas; no entanto, é claramente destinado a clínicos gerais com interesses especiais em endodontia, estudantes de cursos de especialização, especialistas em Endodontia e claro, bibliotecas. Este livro poderia certamente ser tomado como uma análise mais abrangente da área de endodontia oferecendo detalhes desde as origens embriológicas do dente e polpa aos mais novos conceitos regenerativos presentes nas técnicas para limpeza, preparo e obturação dos canais radiculares.
O livro logicamente progride ao fornecer informações científicas claras sobre processos biológicos envolvidos na saúde e doença pulpar através de em manejo clínico da doença. Longe de ser uma crítica, mais sim uma maior aceitação do nível que este livro foi preparado, o capítulo 3 ”Planejamento do tratamento endodôntico" e Capítulo 4 "Diagnóstico" demonstram a utilização da linguagem de forma impecável. Como exemplos: palavras, como "anamnese" (a história de um paciente médico), 'semiogenic' (análise de sinais e sintomas), 'semiotécnica' (recursos para coleta dos sinais e sintomas) e "propedêutico" (interpretação dos sintomas da doença), remetem ao uso prudente do Dicionário Oxford - Inglês. Pessoalmente, achei o capítulo 7 "Tratamento da polpa dentária inflamada" exemplar, com acompanhamento por imagens soberbas. Questões menores: Capítulo 12 "Controle endodôntico de infecção” é de certo modo contraditório com o resto das orientações biológicas e clínicas do texto pois apresenta informações relativas à paramentação e procedimentos de esterilização, informações estas provavelmente melhor abordadas em fontes específicas. Além disso, o capítulo 24 "Aspectos biológicos e clínicos dos lesões traumáticas" revela grande extensão no critérios diagnósticos e codificação clínica dentária das lesões traumáticas que não é eventualmente necessária. Embora o Capítulo 27 aborde os aspectos importantes do uso de pinos intra-radiculares, descrito como o "efeito de abraçamento", provavelmente melhor conhecido por dentistas europeus como o efeito férula.
Como Endodontista, estamos todos bem cientes das vantagens do uso de isolamento absoluto durante procedimentos endodônticos, mas o autor fornece uma vantagem adicional: a economia de tempo alcançada pela reduzida necessidade de várias mudanças de rolos de algodão! Em resumo, este é um soberbamente referenciado livro traduzido e que oferece uma abrangente visão da endodontia. Provavelmente, não um livro para se resolver tudo, mas eu gostei imensamente de seu conteúdo e recomendo para aqueles que têm interesse em Endodontia."
Texto de Matthew Locke.
Quelle: Coordenadoria de Pesquisa