capapbe

Evento promovido pelo PPGO/UFG discute a Prática Baseada em Evidências

Nos dias 16 e 17 de outubro de 2024, o Teatro Asklepiós da Faculdade de Medicina da UFG foi palco do Simpósio de Prática Baseada em Evidências: Integrando Ciência e Prática. O evento reuniu renomados professores de diversas áreas da saúde para debater temas como os fundamentos, a importância e os desafios da implementação da Prática Baseada em Evidências (PBE), além de questões éticas, conflitos de interesse na pesquisa científica, e os obstáculos para conduzir pesquisas clínicas de alta qualidade.

A cerimônia de abertura foi marcada por uma apresentação musical do Prof. Jonathas Xavier, coordenador do projeto de extensão Musiversidade & Saúde. A mesa solene contou com a presença do Prof. Wilson José Flores Junior, pró-reitor adjunto e diretor geral de pós-graduação stricto sensu da UFG; Prof. Gersinei Carlos de Freitas, diretor da Faculdade de Odontologia da UFG; Profa. Nádia Lago Costa, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFG; Prof. Cláudio Rodrigues Leles, diretor científico da FAPEG; Profa. Francine do Couto Lima Moreira, representando o Conselho Regional de Odontologia de Goiás; e a Profa. Patrícia Correa de Faria, presidente do evento.

abertura

Mesa de abertura do Simpósio de Prática Baseada em Evidências: Integrando Ciência e Prática

No primeiro dia, os professores Leonardo Costa (@leo_costa_pbe) e Lucíola Costa (@luciola_costa), ambos da UNICID, abriram o simpósio apresentando os princípios da PBE e promovendo discussões sobre os resultados observados em tratamentos na prática clínica. A apresentação foi enriquecida pela participação do professor Heitor Honório (USP) (@heitormh), que destacou a relevância de revisões sistemáticas rigorosas na geração de fortes níveis evidências científicas, e do professor André Bacchi (UFR) (@bacchi.andre), que abordou estratégias para a implementação da PBE.

O segundo dia começou com a professora Luciana Sanglard (UFES) (@lucianafsanglard), que trouxe à tona reflexões valiosas sobre a incorporação da PBE na formação acadêmica e profissional. Em seguida, a professora Claudia Bica (UFCSPA) (@claudiabica) instigou o público com uma palestra sobre ética e conflitos de interesse na ciência, promovendo discussões profundas sobre a integridade na pesquisa. O encerramento do evento ficou por conta das professoras Daniela Raggio (@danielaraggio) e Maria Cristina Deboni (@mariacristinadeboni), ambas da USP, que abordaram os desafios enfrentados pelos pesquisadores para realizarem pesquisas clínicas de qualidade.

simppbe

Palestrantes que compuseram a grade de palestras do Simpósio de Prática Baseada em Evidências

Além das palestras, o Simpósio abriu espaço para que estudantes de Graduação, Pós-Graduação e profissionais da área da Saúde apresentassem seus trabalhos científicos nas modalidades de pesquisa original e projeto de pesquisa. Ao todo, foram apresentados 30 projetos de pesquisa e 32 pesquisas concluídas, incluindo trabalhos nas áreas de Fisioterapia, Educação Física, Enfermagem, Medicina e Odontologia.

apresentacoesPBE

Sessão de apresentações de trabalho do Simpósio de Prática Baseada em Evidências

O evento foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFG (PPGO/UFG), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), da Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG (FUNAPE) e de patrocinadores.

comissaopbe

Comissão organizadora do Simpósio de Prática Baseada em Evidências: Integrando Ciência e Prática