SbBrasil

PPGO/UFG participa do SB Brasil 2020 (2021-23)

Participação do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da UFG na Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SB Brasil 2020)

A pesquisa nacional de saúde bucal “SB Brasil 2020, vigência 2021-2023”, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, tem como objetivos principais avaliar as condições de saúde bucal da população brasileira e subsidiar o planejamento e a avaliação das ações e dos serviços de cuidados em saúde bucal junto ao SUS.

SbBrasil

Dentre as instituições parceiras destacam-se as secretarias estaduais e municipais de saúde e conselhos de gestão do SUS, universidades e o Conselho Federal de Odontologia. A pesquisa sofreu atraso decorrente da pandemia de Covid-19 e encontra-se em fase de coleta de dados em domicílios. Os participantes de Goiás são docentes, discentes e egressos do PPGO/UFG, Linha de Pesquisa Saúde Bucal Coletiva.

A Profa. Maria do Carmo Matias Freire (docente) compõe a equipe de Professores Assessores, e a Profa. Liliane Braga Monteiro dos Reis (egressa do PPGO/UFG e docente da UniEvangélica) lidera a Equipe de Referência da Região Centro-Oeste. Os mestrandos Higor Andrade de Oliveira Gonçalves e Pedro Augusto Fernandes, e o egresso Monarko Nunes de Azevedo (docente do IPTSP/UFG) participam como Apoio da Referência Regional.

Na execução do projeto participam também recursos humanos das Secretarias Municipais de Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás; dentre eles, cirurgiões-dentistas graduados e/ou pós-graduados pela UFG.

equipeSBBrasilPPGODa esquerda para a direita: Profa. Maria do Carmo, Profa. Liliane, mestrando Higor Gonçalves (PPGO/UFG), Prof. Monarko Azevedo (IPTSP/UFG) e mestrando Pedro Fernandes (PPGO/UFG).

Saiba mais sobre o projeto SB Brasil em: https://aps.saude.gov.br/ape/brasilsorridente/sbbrasil2020