X Congresso Brasileiro de Epidemiologia_Florianópolis2017

Docentes, Pós-graduandos e Egressos do PPGO no X Congresso Brasileiro de Epidemiologia

A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) realiza o X Congresso Brasileiro de Epidemiologia de 7 a 11 de outubro de 2017 em Florianópolis, Santa Catarina.
 
O tema do encontro doi “Epidemiologia em defesa do SUS: formação, pesquisa e intervenção”. Uma das principais conquistas sociais e construções coletivas da sociedade brasileira e com inegável impacto positivo na saúde dos brasileiros, o Sistema Único de Saúde passa por importantes desafios. Por um lado, no campo político o sistema tem sua própria existência ameaçada. Por outro, há a complexa situação sanitária do país diante de doenças emergentes, reemergentes, envelhecimento, violência e condições crônicas. Em comum, esses desafios exigem a produção de conhecimento científico qualificado para seus enfrentamentos.

Assim, a comissão organizadora enfatiza a importância do desenvolvimento e a incorporação de técnicas de análises de dados e de delineamento de estudos. É preciso discutir a formação dos epidemiologistas em todos os níveis de ensino. Também é vital continuarmos a estreitar os laços entre a epidemiologia e as necessidades dos serviços de saúde e da população. O tema central do congresso se desdobrou em seis eixos:

  • Desafios e avanços teóricos e metodológicos
  • Avaliação e intervenção em saúde coletiva
  • Ações e inovações em vigilância em saúde
  • Ampliando o conhecimento, políticas e práticas
  • Sustentabilidade e integridade em pesquisa
  • Formação em epidemiologia

O PPGO-UFG  teve a participação das Profas Maria do Carmo Matias Freire, Lídia Moraes Ribeiro Jordão, (egressa do Programa), doutorandos Mary Anne e Newillhames Nery e a doutora egressa do Programa Profa. Liliane Reis, com apresentações de trabalhos e participação nos debates. Não temos dúvida da importancia dessa participação para que as perspectivas da saúde coletiva possam permear as diferentes prequisas do PPGO, fortalecendo sua contribuição social.